PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Centro de Educação Infantil Brincar e Crescer segue Proposta Pedagógica sócio interacionista, envolvendo a criança através de procedimentos e atitudes para chegar à construção de conceitos. Busca satisfazer as necessidades individuais da criança, proporcionando um espaço educativo capaz de desenvolver toda sua potencialidade, através de experiências concretas, respeitando seus conhecimentos, valores, faixa etária e a liberdade de expressão. Sobretudo envolver o brincar como parte integrante do desenvolvimento cognitivo.

A metodologia implica em acreditarmos que a criança aprende através das relações que estabelece com o mundo que a rodeia, com o conhecimento produzido pela humanidade e com as outras pessoas através de atividades e projetos.

Baseada na atenção personalizada, com número de alunos limitados por turma. A escola utiliza como ferramenta de aprendizagem: jogos, brincadeiras, arte, música e movimento no desenvolvido de Projetos de Ensino. Dessa forma, é possível trabalhar com o interesse dos alunos aliando os conteúdos curriculares apropriados a cada faixa etária.


 

AULAS EXTRA CURRICULARES

EDUCAÇÃO FÍSICA

A coordenação motora é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos.

Nas aulas de Educação Física, estimulamos as corridas, caminhadas e praticamos atividades físicas onde utilizamos a coordenação motora grossa.

Na Educação Infantil podemos realizar atividades recreativas, como pular corda, correr, pular amarelinha e outras diversas brincadeiras ao ar livre e atividades recreativas externas à sala de aula.

Estas aulas são realizadas em um espaço livre, como o pátio da escola, onde podemos usar cordas, bexigas, bolas, bambolês e outros objetos para estimular a movimentação das crianças.


 

BALLET

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais. A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.

A dança desenvolve estímulos como:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

 

HORTICULTURA

A aula de horticultura é muito importante, pois é a partir dela que os alunos aprendem e acompanham o processo de crescimento dos vegetais e hortaliças, além de incentivar os cuidados e a atenção ao meio ambiente e o contato com a natureza.

Após o crescimento dos vegetais plantados, os alunos os utilizam nas aulas de culinária e no preparo de receitas saudáveis e saborosas. Dessa maneira, as aulas de horticultura são muito importantes, pois estimulam uma educação alimentar saudável com verduras e legumes, além de ser uma atividade sensorial muito divertida.


 

TEATRO

As aulas de teatro, através de variadas atividades e brincadeiras em grupo ou individual, são ideais para ajudar a criança a desenvolver a expressão verbal e corporal, como também exercitar a sua capacidade de memória e agilidade mental. Além disso, o teatro é benéfico para as crianças nos seguintes aspectos:

- Contribui ao desenvolvimento e formação do caráter da criança;
- Melhora e favorece à dicção das crianças;
- Estimula a memória, a atenção e a concentração das crianças;
- Faz crescer a sua auto-estima;
- Combate a timidez e a vergonha;
- Ensina a criança a relacionar-se com outras crianças e a trabalhar em grupo;
- Desperta a consciência corporal e a coordenação motora;
- Ensina as crianças a controlar suas emoções;
- Permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.


 

CULINÁRIA

As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

As aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades.

Observando as brincadeiras de faz de conta entre eles na cozinha, percebemos o interesse das crianças em ter mais conhecimento sobre os alimentos, participando, ajudando as professoras, descascando e cortando os alimentos.


 

MUSICALIZAÇÃO

A música ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. Também auxilia na sua socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora; percepção espacial  e estética.

A musicalização é um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora.


 

JUDÔ

Para as crianças a prática do judô contribui para:

• Melhora a sociabilidade, deixa menos tímido;
• Melhoria da capacidade física e motora;
• Aperfeiçoa o reflexo;
• Desenvolvimento do raciocínio e da inteligência;
• Equilíbrio mental;
• Reforço do caráter e da moral;
• Aumenta o seu sentido de responsabilidade;
• Fortalece a auto-confiança;
• Respeito ao próximo.


 

NUTRIÇÃO

A hora da alimentação é um momento rico em aprendizagem.
Para crescer com saúde, é necessário, dentre diversas coisas, que a criança se alimente bem.
Vale lembrar que comer muito somente uma coisa não significa que se está comendo de forma correta. Uma boa alimentação é aquela em que as pessoas comem de tudo um pouco.
Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes que nosso corpo precisa e, assim, é necessário variar os alimentos que comemos.
Devemos acrescentar na nossa dieta, todos os dias, alimentos como frutas, verduras, folhas, grãos (como o feijão, milho, arroz soja e lentilha), leite e carne. Além disso, é bom sempre bebermos líquidos, como água, sucos e chás.


 

INGLÊS

O contato com o inglês na educação infantil pode fazer toda a diferença para expandir o universo da criança desde cedo.

Iniciar o aprendizado do idioma quando criança, além de ser uma ótima fase para adquirir esse conhecimento, também possibilita ao pequeno entrar na vida adulta com um bom nível no idioma.

As crianças bilíngues têm a capacidade de antecipar a sua consciência metalinguística, os pensamentos de cálculo e lógica, e de se concentrar, podendo focar rápido para desempenhar as suas tarefas.